No dia 4 de agosto, às 15h, acontecerá o colóquio “Como a APS está enfrentando a pandemia de Covid-19 no Brasil? como parte da programação da Ágora Abrasco.

Abertura: Gulnar Azevedo e Silva- Presidente da Abrasco

Apresentação dos resultados da pesquisa “Desafios da Atenção Básica no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no SUS”: Aylene Bousquat, FSP/USP

Debatedores: Maria José Evangelista (Conass), Cristiane Pantaleão ( Conasems)e Mónica Padilla (OPAS)

Comentários: Luiz Augusto Facchini (UFPel), Luis Eugênio de Souza (ISC/UFBA), Ana Luiza Viana (FMUSP), Oswaldo Tanaka (FSP/USP), Gonzalo Vecina (FSP/USP)

Coordenação: Lígia Giovanella, ENSP/Fiocruz e Rede de Pesquisa em APS

Assista pela TV ABRASCO no Youtube https://www.youtube.com/user/tvabrasco

A pesquisa Desafios da Atenção Básica no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no SUS foi coordenada por professores da USP, Fiocruz, UFBA e UFPEL. É uma iniciativa da Rede de Pesquisa em Atenção Primária da Abrasco, com o apoio da OPAS. Teve como objetivo identificar os principais constrangimentos e as estratégias de reorganização da APS/AB utilizadas pelas Equipes de APS/AB no enfrentamento da Covid-19 nos municípios brasileiros. Foi realizado estudo transversal, por meio de um websurvey entre os dias 25 de maio a 30 de junho de 2020. O público alvo consistiu em profissionais de saúde dos serviços de APS e gestores e gerentes das secretarias municipais de saúde brasileiras. As perguntas versaram sobre: características do respondente e da rede de saúde; proteção à saúde dos profissionais de saúde e insumos para o combate à Covid-19; organização do trabalho na UBS para enfrentamento da epidemia; fluxo para usuários com quadros clínicos mais graves; organização do trabalho na UBS para a continuidade do cuidado dos usuários; e ações de apoio social no enfrentamento da Covid-19. Participaram da pesquisa 2.566 profissionais e gestores, sendo 1.908 profissionais da AB e 658 gestores. Os participantes se distribuíram em todos os estados da federação além do Distrito Federal e nenhum estado teve menos de 10,9% de municípios com respostas. Foram obtidas informações de 1.001 municípios, o que corresponde a 18% do total dos municípios brasileiros que agregam cerca de 58% da população brasileira.

Colóqui da Ágora Abrasco: colóquio “Como a APS está enfrentando a pandemia de Covid-19 no Brasil?”

CEPEDOC – Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis.

Faculdade de Saúde Pública da USP
Av. Dr. Arnaldo, 715, subsolo sala 25
Cep: 01246-904 - São Paulo SP (Metrô Clinicas)
Tel: +55.11. 3061-7993
E-mail: cepedoc.cidadessaudaveis@gmail.com

 


Exibir mapa ampliado