Prefácio]. É com satisfação que apresentamos o “Marco de Referência sobre a Dimensão Comercial dos Determinantes Sociais da Saúde na agenda de enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis”. Um documento idealizado em função da necessidade de refletir sobre a dimensão comercial como parte dos determinantes sociais e ampliar a compreensão sobre o impacto na saúde das pessoas e, em especial, no aumento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, escopo desta publicação. O tema “Determinantes Comerciais da Saúde” foi abordado nos encaminhamentos da 9ª Conferência Mundial da Saúde, realizada em 2016, em Xangai. Na ocasião, incluir no debate a abordagem sobre os Determinantes Comerciais da Saúde foi considerado como um dos desafios à renovação da promoção da saúde no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O CEPEDOC-Cidades Saudáveis participou da elaboração desse documento em colaboração com diversos parceiros de todo o país.

https://iris.paho.org/handle/10665.2/52975

Projeto do CEPEDOC aprovado no Edital de Fomento à Cultura e Extensão com foco nos ODS da ONU

O projeto “A contribuição das Instituições de Ensino Superior (IES) para a localização da agenda dos ODS na cidade de São Paulo”, com coordenação do Dr Marco Akerman e participação da equipe do CEPEDOC foi contemplado no 1º Edital de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão ligadas aos objetivos de desenvolvimento Sustentável da ONU). O Projeto tem como objetivo, analisar como as IES participantes da Comissão Municipal dos ODS de São Paulo contribuirão para a elaboração e implementação da Agenda de Desenvolvimento Sustentável na cidade de São Paulo. Para mais informações: https://prceu.usp.br/noticia/usp-edital-sustentabilidade/

Presidente do CEPEDOC, Dr. Marco Akerman, discute o panorama da COVID-19 no Brasil em Seminário Internacional

O Webinar, realizado no dia 23 de julho, foi organizado pela Pontificia Universidad Javeriana Cali e teve como convidado oDr. Marco Akerman, presidente do CEPEDOC-Cidades Saudáveis

Assista a apresentação através do link: https://www.youtube.com/watch?v=vrXu7GULjm4

Pesquisadores do CEPEDOC discutem os desafios da intersetorialidade para as políticas públicas na América Latina 

No dia 14 de julho, pesquisadores do CEPEDOC-Cidades Saudáveis participaram do SEMINÁRIO INTERNACIONAL – “Aportes a la Promoción de la Salud en la Región de las Américas. Elementos teórico-prácticos con una perspectiva integral e intersectorial” apresentando o tema:  “¿Cuáles serían los atributos para la intersectorialidad en el siglo XXI? En búsqueda de una intersectorialidad de nueva generación”

O debate proposto aponta a um portfólio sobre a prática da intersetorialidade na América Latina, com reflexões sobre o Brasil, México e Peru, com moderação de Maria Constanza Granados, de Colômbia.

A necessidade de superar amarras da tecnocracia do passado que impedem as aspirações das novas gerações faz surgir o apelo da intersetorialidade como um verdadeiro dispositivo a serviço da justiça social. Como o debate da intersetorialidade pode ser colocado na América Latina? Quais as características de uma  intersetorialidade de nova geração, a ser desenvolvida no século XXI? O que já fizemos no século XX e podemos continuar fazendo? O que podemos parar de fazer? O que de novo é necessário fazer?

Assista o video do seminário através do link: https://www.youtube.com/watch?v=b8l69r07NkA

CEPEDOC realiza pesquisas sobre o impacto da COVID-19 em populações vulneráveis no Brasil.

Atualmente, duas pesquisas em curso buscam analisar os impactos da COVID-19 em populações vulneráveis do Brasil e apoiar a resposta da OPAS/OMS à pandemia.  Tratam-se das pesquisas:

  • Ações durante a pandemia de COVID-19 para proteger os mais vulneráveis: qual a potência em meio do caos?, sob coordenação do Prof. Marco Akerman
  • Informação, controle e promoção da saúde no contexto brasileiro da pandemia, sob coordenação de Maria Cristina Franceschini, Elisabete Agrela de Andrade e Rosilda Mendes.

Para mais informações sobre as pesquisas, acesse nossa seção de “Projetos em Andamento”

Pesquisadores do CEPEDOC-Cidades Saudáveis contribuem para a discussão sobre a promoção da saúde na Região das Américas (publicação virtual)

Pesquisadores do CEPEDOC são co-autores em 4 capitulos publicados na plataforma virtual colaborativa “Promoción de la Salud en la Región de las Américas”, que é liderada por Centros Colaboradores da OPS/OMS e seus parceiros na Região (https://www.promocionsaludregionamericas.com).  Os capitulos são:

  1. Tecnologías de la Información y Comunicación y Promoción de la salud: alcances, experiencias y desafíos (María Cristina Trousdell Franceschini, Karina Cimmino, Elisabete Agrelade Andrade, Raul Mercer.
  2. Ciudades y Municipios saludables, Marco Akerman, Rosy Maria Pretel, Anselmo Cancino, Gabriela Murillo, Susana Terry, Sergio Meresman.
  3. Organizaciones ciudadanas– Promoción de la Salud: ¿con quién y hacia donde? Rosilda MendesMarco Akerman, Maria Cristina Trousdell Franceschini. 
  4. ¿Cuáles serían los atributos para la intersectorialidad en el siglo XXI? En busca de una intersectorialidad de nueva generación, Marco Akerman,  Maria Cristina Franceschini, Jorge Laureano EugenioRosy María PretelRosilda Mendes, Elisabete Agrela de Andrade, Ana Cláudia Germani.

CEPEDOC-Cidades Saudáveis cria repositório de recursos e ferramentas para apoiar a ação contra o COVID-19

O CEPEDOC-Cidades Saudáveis criou em seu website um repositório virtual de materiais e ferramentas, de diversos países, relacionados com a COVID-19. O objetivo é sistematizar ações que estão sendo desenvolvidas no combate à pandemia e oferecer recursos e ferramentas de apoio à gestores, pesquisadores, estudantes e à sociedade civil na busca de opções e experiências para enfrentar a crise sanitária.  O repositório é organizado por temas e pode ser acessado na página principal do website do CEPEDOC ou através do link: http://www.cidadessaudaveis.org.br/cepedoc/

OPS aprova a Estratégia Regional e Plano de Ação de Promoção da Saúde no Contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis 2019-2030

O CEPEDOC, como centro colaborador da Organização Mundial da Saúde em Promoção da Saúde e Cidades Saudáveis participou do grupo de trabalho que desenvolveu, sob a liderança da Organização Pan-americana da Saúde (escritório regional em Washington), a Estratégia Regional e Plano de Ação da Promoção da Saúde no Contexto dos ODS. O Plano foi aprovado pelo Comitê Diretivo da OPS em 2019 e tem como objetivo fortalecer a promoção da saúde nos países do continente americano tendo como marco de planejamento e análise a Agenda 2030.

Veja o documento

http://iris.paho.org/xmlui/handle/123456789/51391

CEPEDOC participa da Primeira Oficina de Desenvolvimento da Agenda Convergente – Mobilidade Sustentável e Saúde da OPAS

A pesquisadora do CEPEDOC-Cidade Saudável, Sandra Costa de Oliveira, participou da Primeira Oficina de Desenvolvimento da Agenda Convergente – Mobilidade Sustentável e Saúde realizada pela OPAS, em Brasilia, nos dias 24 e 25 de outubro de 2019. A Oficina, que reuniu 30 especialistas, teve como temas principais o trânsito, a qualidade do ar e a atividade física. Entre os objetivos está a elaboração de um documento para fortalecer a capacidade de gestores municipais a abordarem os temas de segurança viária, saúde ambiental e atividade física de forma integrada e sinérgica (em construção).

OPS lança o Documento Orientador para Cidades, Municípios e Comunidades Saudáveis no contexto dos ODS

Em novembro de 2018, o CEPEDOC-Cidades Saudáveis participou do II Encontro de Prefeitos e Prefeitas de Municípios Saudáveis da Região das Américas”, realizado em Santiago de Cuba. O evento foi realizado pela Organização Pan-americana da Saúde (OPS), em colaboração com o Ministerio de Salud Pública de Cuba e a  REDLACPROMSA.  Esse evento resultou na Carta de Compromisso de Santiago de Cuba sobre a Reativação do Movimento de Municípios, Cidades e Comunidades Saudáveis e na publicação do documento “Líneas Orientadoras para Municipios, Ciudades y Comunidades Saludables (MCCS) en la Región de las Américas”.

Veja os documentos:

Compromiso de Santiago de Cuba Nov 2018

Guidance for Healthy Municipalities, Cities and Communities (HMCC)

Informe Ejecutivo_II Encuentro de Alcaldes y Alcaldesas de Municipios Saludables 2018 (Santiago de Cuba) V2

Lineamientos Orientadores Municipios, Ciudades y Comunidades Saludables (MCCS)

 

A dimensão comercial dos determinantes sociais da saúde: um novo campo para reflexão

Em agosto de 2018 representantes do CEPEDOC participaram do  seminário “Diálogos Estratégicos sobre os Determinantes Comerciais da Saúde e a Sociedade Digital”. O evento foi organizado pela OPAS-Brasil e contou com a participação de representantes de organizações da sociedade civil, universidades, setores públicos e organizações internacionais.  Tinha com objetivo proporcionar um espaço para a reflexão sobre a dimensão comercial dos determinantes sociais da saúde e os impactos da sociedade digital no marco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  Espera-se elaborar um documento de referência que ofereça um marco conceitual e de ação que apoie o desenvolvimento de estratégias e políticas coerentes, convergentes e intersetoriais que abordem os impactos negativos dos determinantes comerciais na saúde da população, no meio ambiente e na equidade em saúde.

Para mais informações, acesse o relatório do seminário:

http://iris.paho.org/xmlui/handle/123456789/50462 

 

Concurso de Experiências Significativas de Promoção da Saúde na Região das Américas

Em 2017 a OPAS e Centros Colaboradores da OMS da América Latina, entre eles o CEPEDOC,  realizaram o Concurso de Experiências Significativas de Promoção da Saúde na Região das Américas. Um total de 464 experiências foram enviadas e avaliadas por um jurado internacional composto por especialistas no campo da promoção da saúde da região. Selecionaram-se 13 experiências ganhadoras do concurso nas seguintes categorias:

1. Educação para a Saúde com Enfoque Integral
2. Trabalho em Rede
3. Construção de Conhecimentos em Promoção da Saúde
4. Intersetorialidade

Para mais informações, acesse o website do concurso:

https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=13615:13-iniciativas-seleccionadas-en-el-concurso-de-experiencias-significativas-en-promocion-de-la-salud-en-la-region-de-las-americas&Itemid=39620&lang=es 

CEPEDOC – Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis.

Faculdade de Saúde Pública da USP
Av. Dr. Arnaldo, 715, subsolo sala 25
Cep: 01246-904 - São Paulo SP (Metrô Clinicas)
Tel: +55.11. 3061-7993
E-mail: cepedoc.cidadessaudaveis@gmail.com

 


Exibir mapa ampliado