O Projeto de Avaliação, a ser realizado entre 2015 e 2016 pretende indagar sobre as contribuições que o Programa está produzindo para a promoção da saúde no Estado de São Paulo, bem como trazer informações importantes para o monitoramento e planejamento de ações e correções que garantam sua efetividade e a sustentabilidade.

Lançado nacionalmente em 2011, o Programa Academia da Saúde visa contribuir para a promoção da saúde e a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população. O Programa pressupõe a articulação das estratégias e políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) com as diretrizes e pressupostos da promoção da saúde, tomando como referência os princípios do SUS e da Política Nacional de Promoção da Saúde.

A avaliação do Programa na perspectiva de promoção da saúde, nesse momento em que os polos estão em construção e planejamento, possibilitará uma construção coletiva de caminhos a serem percorridos pelos gestores. A avaliação contribuirá para a elaboração conjunta de corresponsabilidades e sujeitos implicados a partir do processo e dos efeitos produzidos na avaliação. Será uma avaliação em promoção da saúde comprometida com o processo de tomada de decisões e com a transformação de realidades, o que faz do processo avaliativo uma oportunidade para aprendizados coletivos para instaurar mudanças desejadas.

Projeto de Avaliação do Programa Academia da Saúde no Estado de São Paulo

CEPEDOC – Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis.

Faculdade de Saúde Pública da USP
Av. Dr. Arnaldo, 715, subsolo sala 25
Cep: 01246-904 - São Paulo SP (Metrô Clinicas)
Tel: +55.11. 3061-7993
E-mail: cepedoc.cidadessaudaveis@gmail.com

 


Exibir mapa ampliado